Untitled Document

Comportamentos prejudiciais à carreira profissional.




Contrariamente ao que parecem, os aspectos técnicos e de conhecimento não são os diferenciais na hora de ser promovido ou mesmo de ascender a uma nova posição dentro do mercado de trabalho. O que se vê em alguns casos são colegas de trabalho com menor qualificação nestes aspectos serem agraciados com as promoções e novas oportunidades. Qual será o motivo; resposta: área comportamental, aspectos atitudinais e emocionais que geram alguns prejuízos à formação e ao progresso dentro das estruturas empresariais.

Algumas atitudes e comportamentos são os vilãos quando o assunto é este. Um dos aspectos mais observados é a dificuldade em aceitar feedback, geralmente oriundos das avaliações de desempenho, não enxergando na ferramenta, a oportunidade de melhoria

Por este motivo geralmente deixam uma ótima oportunidade de desenvolvimento e crescimento passar e às vezes ainda pior que isto, vê nisto ações persecutórias e fonte de declínio ou desculpa para que haja um desligamento do quadro de colaboradores.

A inflexibilidade é outro ponto desfavorável no trato organizacional. O diálogo e a comunicação são sem sombra de dúvidas fundamentais para o desenvolvimento tanto das empresas quanto das pessoas que participam no processo de crescimento daquelas.

Atitudes aversivas e por vezes agressivas além de afastar os colegas de equipe provocam o isolamento do profissional. A conseqüência natural é a perda de envolvimento nos processos e procedimentos e o provável congelamento no cargo e na função ocupada.

Apatia e falta de sinergia também são pontos negativos quando o assunto é produtividade e resultados, aspectos presentes em todas as organizações. Fatores como estes são peças fundamentais para o crescimento e manutenção das estruturas das equipes e das empresas.

Abertura e receptividade também formam um conjunto de comportamentos que se não desenvolvidos de forma adequada só fazem distanciar o colaborador das oportunidades apresentadas, tanto no meio que esta como no mercado.

De uma maneira geral, comportamentos adequados geram ações positivas e possibilidades ilimitadas. O contrário só faz provocar o isolamento e o distanciamento do profissional de sua ascensão e progressão em sua carreira.

A dica é: fiquem atentos as suas atitudes e comportamentos; sempre que possível, recicle com treinamentos nestas áreas. Não se dispense das oportunidades de discussão e feedback e caso perceba algo fora do controle, busque auxilio profissional. Boa sorte!

 

Guilherme Dias

Psicólogo e Diretor do CEAP Gestão de Pessoas

CRP 26052